domingo, 23 de outubro de 2011

Zariguim

Oi!!! Vocês lembram de mim. Eu sou o Zariguim. O seu amiguinho Robô.



Quem me criou foi o cientista Ícaro, para ser seu  amigo e conselheiro.


Eu sou um robô muito inteligente e amigo. Meus melhores amigos são a Naomi Robô:



                                       O Rafael


              A Julia caçadora de Dinossauros.
    Um dia eu contei a ela que havia diamantes debaixo da Terra.

E a Tonica, que mora na fazenda para onde eu tive de fugir e me esconder um certo dia.


        Lá eu conhecí também a mini vaca, que é amiga da Tonica.

Fui muito feliz lá na fazenda, até que um dia uma velha medonha chamada Salomé tentou me raptar.


Ai socorro, velha medonhaaaa. Ela quer me desmontar com uma chave de fenda.


Mas eu lhe dou um choque elétrico. E ela não consegue me roubar.



Depois de tudo isso melhor voltar para casa do Ícaro e do meu amiguinho Rafael que precisa muito de mim.


E no final eu me dei bem. Eu ganhei até uma namorada Robô!!!



Zariguim e Salomé em Morde e Assopra. 
Salomé tenta raptar Zariguim e leva choque.






O robô Zariguim, na verdade se chama Nao e é um androide desenvolvido pela empresa francesa Aldebaran Robotics em parceria com a pesquisadora Lola Cañamero, da Universidade de Heltfordshire, na Inglaterra, e outros pesquisadores, para um projeto iniciado em 2005. De acordo com seus criadores, Nao é o primeiro robô a expressar emoções, e foi criado com o objetivo de fazer companhia para crianças diabéticas em hospitais, contribuindo para o cuidado e o bem-estar emocional delas.
Nao foi criado a partir da observação de como bebês chimpanzés e humanos formam laços com quem cuida deles, e seu comportamento corresponde ao de uma criança de dois anos. Quando está triste, ele abaixa a cabeça e contrai os ombros, por exemplo. Alegre, estica os braço como quem pede um abraço.
Outra peculiaridade deste robozinho é que ele desenvolve diferentes vínculos com as pessoas, se adapta às emoções com que convive e pode demonstrar preferência por uma ou outra pessoa. Se for maltratado por uma pessoa, é capaz de demonstrar raiva.
O robô é distribuído para universidades interessadas em pesquisas e em ferramentas de aprendizado. Ele pode ser vendido mediante consulta à Aldebaran, que disponibilizou apenas 200 modelos para venda a usuários privados desde o lançamento.
Nao já foi campeão na Copa do Mundo de Futebol de Robótica e foi usado em diversas apresentações de stand-up comedy nos EUA. Normalmente ele roda Linux, mas também é compatível com outros sistemas operacionais para robótica, como o Microsoft Robotics Studio, e é controlado por Wi-Fi.

O Robô Nao custa em torno de R$34.000, moeda Brasileira.

Um comentário: